A cidade fica a beira do rio Potomac. Foi criada e projetada por mestres maçons, George Washington, Benjamin Franklin e Pierre L'Enfant. É a capital dos EUA, localizada no Distrito de Columbia, por isso Washington DC. Ela possui simbolismo, arquitetura e arte maçônica. A cidade tem mais signos astrológicos em sua arquitetura do que qualquer outra cidade do mundo.
Foi alvo dos ataques de onze de setembro e do anthrax, por este motivo existe uma forte segurança. De vários pontos consegue-se enxergar a cúpula de ferro do Capitólio e o Washington Monument que pode ser visto de quase todos os pontos do National Mall. A cidade é cheia de memoriais, monumentos e muitos museus.
O National Mall é uma extensa avenida com uma praça, que vai do Capitólio ao Washington Monument, onde há vários museus, monumentos, o Capitólio e a Casa Branca.
Chegamos ao Capitólio pela parte de trás, onde fica o visitor center. Entramos na fila exclusiva dos que já tinha o ingresso com hora marcada da visita, pois tínhamos os ingressos comprados pela internet. Passamos pelo serviço de revista e logo entramos no hall que tem vários balcões de informações. O Capitólio é a sede do Senado e da Câmara dos Deputados.
A visita é acompanhada por um guia. Primeiro, ele nos encaminhou a um teatro, onde assistimos a um vídeo de treze minutos, contando a história dos EUA.
Na rotunda, fica o Capital Dome com muitas estátuas e quadros. Tudo ali é história dos EUA. Estava ansiosa por essa visita, pois no livro do Dan Brown, Lost Symbol, Roberto Langton encontra a mão apontando para o teto na rotunda do Capitólio.
A cúpula é pintada com a famosa pintura The Apotheosis of Washington, uma homenagem a George Washington, onde ele aparece no centro como um deus cercado de mulheres que representam a liberdade, vitória e fama. Nesta mesma pintura, em cima tem a frase "E Pluribus Unum". Também tem seis cenas que simbolizam a guerra, a ciência, a marinha, o comércio, mecânica e a agricultura.
Continuando o tour, entramos no salão nacional das estátuas, onde tem várias estátuas dos representantes dos estados. Depois de mais ou menos uma hora, terminamos o passeio pelo Capitólio no Jefferson Hall, um salão com quarenta colunas.
Existe um longo túnel sob a Independence Avenue que liga o Capitólio a Biblioteca do Congresso.
A Biblioteca foi criada para servir ao congresso. É uma das maiores e mais completa biblioteca do mundo. Tem mais de oitocentos quilômetros de prateleiras sendo a maioria subterrâneas e são abastecidas por esteiras. Nela há alguns tesouros como uma cópia da bíblia de Gutenberg, os diários manuscritos de George Washington e os primeiros desenhos sobre a Lua de Galileu. Tem uma parte com mais de seis mil livros de Thomas Jefferson. O filme A Lenda do Tesouro Perdido e o livro Lost Symbol tem cenas nesta biblioteca.
A residência oficial e local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos é a White House, a Casa Branca. Antes dos ataques terrorista do onze de setembro, podia-se agendar uma visita a casa. Hoje só podemos vê-lá de longe, do portão. É muito bonita, com um enorme jardim, tanto na frente quanto nos fundos. É até difícil achar um espaço para tirar uma foto de tanto turista que procuram o lugar para a melhor foto.
Lembrando o antigo Partenon de Atenas, é um monumento de granito, dedicado ao ex presidente Abraham Lincoln. Dentro do prédio há uma imponente estátua em mármore de Abraham Lincoln, ele está sentado e nas paredes estão gravados os seus discursos mais famosos. Em frente a esse memorial tem uma grande piscina.
Tem trinta e seis colunas que representavam os trinta e seis estados até sua morte. Atrás da nota de cinco dólares tem esse memorial. Lincoln foi do décimo sexto presidente dos EUA.
Tomas Jefferson Memorial é uma homenagem ao terceiro presidente dos EUA e principal autor da Declaração da Independência Americana.
Dentro além de sua estátua em bronze tem trechos de discursos e textos que ele escreveu.
Entre o Washington Monument e o Lincoln Memorial fica o Memorial a Segunda Guerra Mundial, que homenageia aos que serviram na guerra.
É um lindo memorial, com chafarizes e uma coluna para cada estado e numa parede chamada de Parede da Liberdade, tem quatro mil estrelas que simbolizam os quatrocentos mil americanos que morreram na guerra.
Um prédio bastante diferente dos demais da National Mall é o Castelo de Smithsonian, onde fica o Centro de Informações do Smithsonian. Com o maior complexo de museus do mundo e os que começam com national são gratuitos. Também citado no livro de Lost Symbol.
Infelizmente, devido ao tempo de nossa estadia e para não ter que visitar os museus correndo, fizemos a opção de deixar para uma próxima oportunidade. Um dos visitados foi o National Museum of Crime & Punishment, que tem um simulador de carro. É um museu que explora a ciência e tecnologia.
O maior obelisco do mundo e a mais alta estrutura em Washington, com quase cento e setenta metros de altura é o Washington Monument. É uma majestosa coluna, todo revestido de mármore. É uma homenagem ao primeiro presidente dos EUA, George Washington. Ele tem uma diferença na cor devido ao tempo que levou para ser construído, trinta anos. Para visitar por dentro deste monumento, pode-se reservar pela internet os ingressos por dois dólares. Infelizmente não tivemos esta oportunidade, pois está fechado a visitação desde 2011. Do ponto mais alto do obelisco é possível observar a cidade por janelinhas que cabem no máximo três pessoas de cada vez e com uma grossa camada de vidro. Bem na ponta desse obelisco tem uma pirâmide de metal com trinta centímetros de altura, com a inscrição Laus Deo, Louvado seja Deus.
Ao lado do Lincoln Memorial fica o Korean War Veterans Memorial. Tem dezenove estátuas em aço de soldados em combate. Também tem uma piscina onde tem inscrições do número de mortos, feridos e desaparecidos na guerra da Coréia. Numa parede em granito tem duas mil e quinhentos fotos dos soldados não identificados. É muito bonito esse memorial.
O Pentágono é o maior edifício de escritórios do mundo e a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e Forças Armadas. É a famosa construção civil de cinco lados. Não é permitido a visitação, somente no estacionamento. Também não é permitido tirar fotos, mas só fomos ver os avisos da proibição depois de tirarmos várias fotos. Diariamente ali trabalham cerca de vinte e seis mil pessoas.
Ao lado tem o Pentagon Memorial, em homenagem as vítimas do onze de setembro.
Tem cento e oitenta e quatro bancos, esses bancos estão organizados de acordo com a idade das vítimas de três a setenta e um anos.
O monumento com três placas de aço pontudas, Air Force Memorial, homenageia todas as pessoas que trabalharam na força aérea dos EUA e aos mais de cinqüenta e quatro mil aviadores que morreram em combate. A inspiração para este memorial foi na formação conhecida como “Bomb Burst” feita pelos aviões da força aérea, os Thunderbird. Na verdade, a formação é feita com quatro aviões, mas o monumento só tem três, simbolizando a formação “Missing Man” que é muito usado quando eles fazem os vôos sobre os funerais. Deste memorial podemos ver o Pentágono e ele fica ao lado do cemitério de Arlington.
Quando li o livro de Dan Brown, anotei lugares de DC que ele descreve tão bem, um desses lugares é a praça Freedom Plaza, que tem o mapa gigante das ruas de Washington desenhado no chão da praça e tem algumas citações históricas de Washington. Ela fica acima do nível da rua, toda de pedra e próxima a Casa Branca. Ela tinha outro nome e foi modificado para Freedom Plaza em homenagem a Martin Luther King. Ali tem uma cápsula do tempo que deverá ser aberta em 2088, com uma bíblia, um manto e outros pertences de Martin Luther King.
No cemitério militar de Arlington, estão enterrados militares e seus familiares, outros oficiais do governo, veteranos de guerras e soldados que morreram lutando pelos EUA. Os túmulos mais visitados são os da família Kennedy. Em frente ao túmulo de John e Jaqueline Kennedy tem a chama perpétua, com um fogo que nunca apaga.
Os irmãos, Ted e Bob, ficam no gramado ao lado, marcados por pequenas cruzes. Outro ponto imperdível e de muito respeito é a troca da guarda no monumento ao soldado desconhecido, onde estão os restos de três soldados, um da I Guerra, outro da II e o outro da Guerra da Coréia.
Ali tem um bonito anfiteatro para alguns eventos importantes.
Outro memorial mais popular é do ex presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt Memorial, possui dez esculturas em bronze dele, da sua esposa e de seu cachorrinho. Além das esculturas tem quedas d'águas e pedras com gravações de algumas de suas citações.
Indo em direção a Catedral passamos pela Embassy Row, que é uma rua da cidade onde se localiza muita das embaixadas estrangeiras e instalações diplomáticas. É onde está a casa do atual vice presidente. A foto é uma casa qualquer da rua.
A Catedral de São Pedro e São Paulo ou Catedral Nacional de Washington é uma catedral protestante em estilo gótico, que está entre as cinco maiores estruturas de Washington. É a sexta maior catedral do mundo e a segunda maior dos EUA. Essa obra durou oitenta e três anos. Possui mais de duzentos vitrais, um carrilhão de cinquenta e três sinos e dez mil seiscentos e quarenta e sete foles. Devido ao forte terremoto que teve em 2011, a Catedral estava fechada e em obras. Na frente dela estão três pontas que caíram da torre central da igreja. A torre tinha uma altura de mais ou menos trinta andares. Essa catedral pode acomodar mais de três mil fiéis e normalmente é usada para funerais e cerimônias fúnebres de presidentes americanos, assim como para celebrações nas posses presidenciais. Possui dez pedras do monte Sinai, simbolizando os dez mandamentos entregues a Moisés no monte Sinai. Um dos vitrais se chama janela espacial tem um fragmento de pedra lunar incrustado. No alto de uma das torres da ala noroeste, tem o Darth Vader, o pai obscuro de Luke Skywalker, que num concurso crianças deviam retratar o rosto do mal, e então Darth Vader ficou em terceiro lugar, procuramos, mas a olho nu não conseguimos achar.
Foi alvo dos ataques de onze de setembro e do anthrax, por este motivo existe uma forte segurança. De vários pontos consegue-se enxergar a cúpula de ferro do Capitólio e o Washington Monument que pode ser visto de quase todos os pontos do National Mall. A cidade é cheia de memoriais, monumentos e muitos museus.
O National Mall é uma extensa avenida com uma praça, que vai do Capitólio ao Washington Monument, onde há vários museus, monumentos, o Capitólio e a Casa Branca.
Chegamos ao Capitólio pela parte de trás, onde fica o visitor center. Entramos na fila exclusiva dos que já tinha o ingresso com hora marcada da visita, pois tínhamos os ingressos comprados pela internet. Passamos pelo serviço de revista e logo entramos no hall que tem vários balcões de informações. O Capitólio é a sede do Senado e da Câmara dos Deputados.
A visita é acompanhada por um guia. Primeiro, ele nos encaminhou a um teatro, onde assistimos a um vídeo de treze minutos, contando a história dos EUA.
Na rotunda, fica o Capital Dome com muitas estátuas e quadros. Tudo ali é história dos EUA. Estava ansiosa por essa visita, pois no livro do Dan Brown, Lost Symbol, Roberto Langton encontra a mão apontando para o teto na rotunda do Capitólio.
A cúpula é pintada com a famosa pintura The Apotheosis of Washington, uma homenagem a George Washington, onde ele aparece no centro como um deus cercado de mulheres que representam a liberdade, vitória e fama. Nesta mesma pintura, em cima tem a frase "E Pluribus Unum". Também tem seis cenas que simbolizam a guerra, a ciência, a marinha, o comércio, mecânica e a agricultura.
Continuando o tour, entramos no salão nacional das estátuas, onde tem várias estátuas dos representantes dos estados. Depois de mais ou menos uma hora, terminamos o passeio pelo Capitólio no Jefferson Hall, um salão com quarenta colunas.
Existe um longo túnel sob a Independence Avenue que liga o Capitólio a Biblioteca do Congresso.
A Biblioteca foi criada para servir ao congresso. É uma das maiores e mais completa biblioteca do mundo. Tem mais de oitocentos quilômetros de prateleiras sendo a maioria subterrâneas e são abastecidas por esteiras. Nela há alguns tesouros como uma cópia da bíblia de Gutenberg, os diários manuscritos de George Washington e os primeiros desenhos sobre a Lua de Galileu. Tem uma parte com mais de seis mil livros de Thomas Jefferson. O filme A Lenda do Tesouro Perdido e o livro Lost Symbol tem cenas nesta biblioteca.
A residência oficial e local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos é a White House, a Casa Branca. Antes dos ataques terrorista do onze de setembro, podia-se agendar uma visita a casa. Hoje só podemos vê-lá de longe, do portão. É muito bonita, com um enorme jardim, tanto na frente quanto nos fundos. É até difícil achar um espaço para tirar uma foto de tanto turista que procuram o lugar para a melhor foto.
Lembrando o antigo Partenon de Atenas, é um monumento de granito, dedicado ao ex presidente Abraham Lincoln. Dentro do prédio há uma imponente estátua em mármore de Abraham Lincoln, ele está sentado e nas paredes estão gravados os seus discursos mais famosos. Em frente a esse memorial tem uma grande piscina.
Tem trinta e seis colunas que representavam os trinta e seis estados até sua morte. Atrás da nota de cinco dólares tem esse memorial. Lincoln foi do décimo sexto presidente dos EUA.
Tomas Jefferson Memorial é uma homenagem ao terceiro presidente dos EUA e principal autor da Declaração da Independência Americana.
Dentro além de sua estátua em bronze tem trechos de discursos e textos que ele escreveu.
Entre o Washington Monument e o Lincoln Memorial fica o Memorial a Segunda Guerra Mundial, que homenageia aos que serviram na guerra.
É um lindo memorial, com chafarizes e uma coluna para cada estado e numa parede chamada de Parede da Liberdade, tem quatro mil estrelas que simbolizam os quatrocentos mil americanos que morreram na guerra.
Um prédio bastante diferente dos demais da National Mall é o Castelo de Smithsonian, onde fica o Centro de Informações do Smithsonian. Com o maior complexo de museus do mundo e os que começam com national são gratuitos. Também citado no livro de Lost Symbol.
Infelizmente, devido ao tempo de nossa estadia e para não ter que visitar os museus correndo, fizemos a opção de deixar para uma próxima oportunidade. Um dos visitados foi o National Museum of Crime & Punishment, que tem um simulador de carro. É um museu que explora a ciência e tecnologia.
O maior obelisco do mundo e a mais alta estrutura em Washington, com quase cento e setenta metros de altura é o Washington Monument. É uma majestosa coluna, todo revestido de mármore. É uma homenagem ao primeiro presidente dos EUA, George Washington. Ele tem uma diferença na cor devido ao tempo que levou para ser construído, trinta anos. Para visitar por dentro deste monumento, pode-se reservar pela internet os ingressos por dois dólares. Infelizmente não tivemos esta oportunidade, pois está fechado a visitação desde 2011. Do ponto mais alto do obelisco é possível observar a cidade por janelinhas que cabem no máximo três pessoas de cada vez e com uma grossa camada de vidro. Bem na ponta desse obelisco tem uma pirâmide de metal com trinta centímetros de altura, com a inscrição Laus Deo, Louvado seja Deus.
Ao lado do Lincoln Memorial fica o Korean War Veterans Memorial. Tem dezenove estátuas em aço de soldados em combate. Também tem uma piscina onde tem inscrições do número de mortos, feridos e desaparecidos na guerra da Coréia. Numa parede em granito tem duas mil e quinhentos fotos dos soldados não identificados. É muito bonito esse memorial.
O Pentágono é o maior edifício de escritórios do mundo e a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e Forças Armadas. É a famosa construção civil de cinco lados. Não é permitido a visitação, somente no estacionamento. Também não é permitido tirar fotos, mas só fomos ver os avisos da proibição depois de tirarmos várias fotos. Diariamente ali trabalham cerca de vinte e seis mil pessoas.
Ao lado tem o Pentagon Memorial, em homenagem as vítimas do onze de setembro.
Tem cento e oitenta e quatro bancos, esses bancos estão organizados de acordo com a idade das vítimas de três a setenta e um anos.
O monumento com três placas de aço pontudas, Air Force Memorial, homenageia todas as pessoas que trabalharam na força aérea dos EUA e aos mais de cinqüenta e quatro mil aviadores que morreram em combate. A inspiração para este memorial foi na formação conhecida como “Bomb Burst” feita pelos aviões da força aérea, os Thunderbird. Na verdade, a formação é feita com quatro aviões, mas o monumento só tem três, simbolizando a formação “Missing Man” que é muito usado quando eles fazem os vôos sobre os funerais. Deste memorial podemos ver o Pentágono e ele fica ao lado do cemitério de Arlington.
Quando li o livro de Dan Brown, anotei lugares de DC que ele descreve tão bem, um desses lugares é a praça Freedom Plaza, que tem o mapa gigante das ruas de Washington desenhado no chão da praça e tem algumas citações históricas de Washington. Ela fica acima do nível da rua, toda de pedra e próxima a Casa Branca. Ela tinha outro nome e foi modificado para Freedom Plaza em homenagem a Martin Luther King. Ali tem uma cápsula do tempo que deverá ser aberta em 2088, com uma bíblia, um manto e outros pertences de Martin Luther King.
No cemitério militar de Arlington, estão enterrados militares e seus familiares, outros oficiais do governo, veteranos de guerras e soldados que morreram lutando pelos EUA. Os túmulos mais visitados são os da família Kennedy. Em frente ao túmulo de John e Jaqueline Kennedy tem a chama perpétua, com um fogo que nunca apaga.
Os irmãos, Ted e Bob, ficam no gramado ao lado, marcados por pequenas cruzes. Outro ponto imperdível e de muito respeito é a troca da guarda no monumento ao soldado desconhecido, onde estão os restos de três soldados, um da I Guerra, outro da II e o outro da Guerra da Coréia.
Ali tem um bonito anfiteatro para alguns eventos importantes.
Outro memorial mais popular é do ex presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt Memorial, possui dez esculturas em bronze dele, da sua esposa e de seu cachorrinho. Além das esculturas tem quedas d'águas e pedras com gravações de algumas de suas citações.
Indo em direção a Catedral passamos pela Embassy Row, que é uma rua da cidade onde se localiza muita das embaixadas estrangeiras e instalações diplomáticas. É onde está a casa do atual vice presidente. A foto é uma casa qualquer da rua.
A Catedral de São Pedro e São Paulo ou Catedral Nacional de Washington é uma catedral protestante em estilo gótico, que está entre as cinco maiores estruturas de Washington. É a sexta maior catedral do mundo e a segunda maior dos EUA. Essa obra durou oitenta e três anos. Possui mais de duzentos vitrais, um carrilhão de cinquenta e três sinos e dez mil seiscentos e quarenta e sete foles. Devido ao forte terremoto que teve em 2011, a Catedral estava fechada e em obras. Na frente dela estão três pontas que caíram da torre central da igreja. A torre tinha uma altura de mais ou menos trinta andares. Essa catedral pode acomodar mais de três mil fiéis e normalmente é usada para funerais e cerimônias fúnebres de presidentes americanos, assim como para celebrações nas posses presidenciais. Possui dez pedras do monte Sinai, simbolizando os dez mandamentos entregues a Moisés no monte Sinai. Um dos vitrais se chama janela espacial tem um fragmento de pedra lunar incrustado. No alto de uma das torres da ala noroeste, tem o Darth Vader, o pai obscuro de Luke Skywalker, que num concurso crianças deviam retratar o rosto do mal, e então Darth Vader ficou em terceiro lugar, procuramos, mas a olho nu não conseguimos achar.
O Old Post Office Pavilion, foi a antiga central dos correios. A torre do relógio é caracterizada como a terceira mais alta de Washington. É permitido subir até a torre onde a vista de DC, dizem ser maravilhosa. Hoje virou um shopping e escritórios.
Uma curiosidade é que os prédios em Washington não podem ser mais altos do que o Washington Monument, isso é uma lei.