O Marco Zero é o lugar onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, que eram as mais altas do mundo. Ali foi feito um memorial que presta homenagem aos quase três mil mortos no onze de setembro e no atentado de 1993. São duas piscinas, com dez metros de profundidade e com quedas d'água no lugar onde estavam as duas torres.
Ao redor dessas piscinas estão gravados no parapeito de bronze, o nome dos que perderam suas vidas. Esse parapeito, independentemente do clima, tem um sistema de aquecimento e resfriamento, para ficar confortável para as pessoas que ali tocarem. A noite cada nome tem uma iluminação especial.
Também há um museu de sete andares subterrâneo, com fotografias, roupas, vídeos e entulhos que foram recolhidos dos escombros, mas ainda não estava aberto a visitação quando estivemos lá.
Mais de quatrocentos carvalhos foram plantados ali. E em novo local, foi replantada a única árvore que sobreviveu aos atentados, uma pereira.
Hoje está em construção um novo complexo de cinco prédios e o principal desse novo complexo é o Freedom Tower, Torre da Liberdade. Essa torre que deve ficar pronta o ano que vem, será maior que as antigas.
A entrada é gratuíta, mas pedem uma doação de qualquer valor. Pode-se reservar os ingressos pela internet. Lá como em todos os outros lugares visitados, tem que passar por uma grande revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário